Abaixo estão listados todos os nossos cursos, clique em uma área de conhecimento e obtenha informações detalhadas do curso desejado.

Administração

O Técnico em Administração é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, recursos humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios.

Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Período: Manhã 80 vagas - Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração - (Novotec integrado)

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso


Comunicação Visual

O Técnico em Comunicação Visual é o profissional que projeta e executa projetos de comunicação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias, como livros, portais, painéis, fôlderes, jornais. Desenvolve e emprega elementos criativos e estéticos de comunicação visual gráfica. Cria ilustrações, aplica tipografias, desenvolve elementos de identidade visual de peças. Controla, organiza e armazena materiais físicos e digitais da produção gráfica.

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design.

Mercado de trabalho: Agência de publicidade, editoras, buraeau gráfico, escritórios de design, gráficas.

Período: Manhã e tarde - 40 vagas (Técnico Integrado ao Ensino Médio)

Escolher Outro Curso


Contabilidade

O Técnico em Contabilidade é o profissional que desempenha tarefas relativas à contabilidade e à administração das organizações. Analisa a documentação contábil e elabora planos de contas. Organiza, controla e arquiva documentos relativos à atividade contábil/ administrativa e controla as movimentações. Constitui e regulariza empresas, identifica documentos e informações, atende à fiscalização e procede a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos e efetua contabilidade gerencial. Administra o departamento de pessoal e realiza controle patrimonial.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.

Mercado de trabalho: Trabalhar em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais.

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso

Desenvolvimento de Sistemas

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados.

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Mercado de trabalho: Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.

Período: Manhã e tarde - 80 vagas - Desenvolvimento de Sistemas - (Integrado ao Ensino Médio)

Período: Tarde - 40 vagas - Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - (Novotec integrado)

Período: Tarde - 40 Vagas - (Extensão FATEC Americana) - Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - Novotec integrado/AMS

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso

Design de Interiores

O Técnico em Design de Interiores é o profissional que participa na elaboração e na execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, vitrines e exposições, visando à estética, à melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos ambientes, para atender às necessidades de conforto, segurança e bem-estar dos usuários. Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos, de acordo com as normas técnicas. Planeja e organiza o espaço, identificando elementos básicos para a concepção do projeto. Representa os elementos de projeto no espaço bidimensional e tridimensional, aplicando métodos de representação gráfica.

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design.

Mercado de trabalho: Escritórios de design, empresas e escritórios de projetos de interiores, lojas de móveis e decoração, shoppings e outros estabelecimentos comerciais, construtoras e imobiliárias.

Período: Manhã e tarde - 40 vagas - Design de Interiores - (Integrado ao Ensino Médio)

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso

Edificações

O Técnico em Edificações é o profissional que desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança, de acordo com legislação específica, conforme limites regulamentares e normativos ambientais. Planeja a execução, elabora orçamento e memorial descritivo de obras. Supervisiona a execução de diferentes etapas do processo construtivo. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos, pesquisas e controle tecnológico de materiais na área da Construção Civil. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Eixo Tecnológico: Infraestrutura.

Mercado de trabalho: Empresas públicas, privadas e do terceiro setor na área de Construção Civil e interfaces; escritórios de projetos e de construção civil; canteiros de obras.

Período: Manhã e tarde - 40 vagas - Edificações - Integrado ao Ensino Médio

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso

Ensino Médio

O ensino médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se por duas partes: Base Nacional Comum e Parte Diversificada. As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes. As disciplinas da Parte Diversificada objetivam ao desenvolvimento de capacidades e de condutas importantes na atualidade, visando à formação para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho. O oferecimento dessas disciplinas é diferenciado nas Etecs, as quais dispõem de autonomia para optar por projetos, pelo ensino de filosofia, de sociologia e/ou espanhol. O inglês, que também integra a Parte Diversificada, é obrigatório no ensino médio.

Eixo Tecnológico: Educação Básica

Período: Manhã - 40 vagas

Escolher Outro Curso

Finanças

O Técnico em Finanças é o profissional que efetua atividades nas negociações bancárias e nos setores de tesouraria, contabilidade, análise de crédito, orçamento empresarial, custos e formação de preços. Identifica os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise financeira. Interpreta demonstrativos financeiros. Realiza fluxo de caixa, lançamentos financeiros, ordens de pagamento, contas a pagar e receber e cobranças. Coleta e organiza informações para elaboração do orçamento empresarial e análise patrimonial.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Mercado de trabalho: Bancos e instituições financeiras; instituições públicas, privadas e do terceiro setor; empresas de consultoria; trabalho autônomo.

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso

Logística

O Técnico em Logística é o profissional que colabora na gestão dos processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, e executa as mesmas funções utilizando tecnologia da informação. Identifica metodologias, sistemas, procedimentos e equipamentos e estabelece critérios para seleção e utilização adequadas. Presta atendimento aos clientes. Elabora e interpreta tabelas, gráficos e mapas. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico. Atua de forma cooperativa e solidária, segundo princípios éticos e cidadãos.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.

Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Período: Manhã e tarde - 40 vagas - Logística - (Integrado ao Ensino Médio)

Escolher Outro Curso


Mecânica

O Técnico em Mecânica é o profissional que elabora projetos mecânicos e sistemas automatizados. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos. Desenvolve e controla processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Elabora documentação, realiza compras e vendas técnicas e cumpre normas e procedimentos de segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.

Mercado de trabalho: Indústrias de produtos de metal, de artigos de borracha e plástico, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, aparelhos e materiais elétricos e de equipamentos de instrumentação; laboratórios de Controle de Qualidade, de manutenção e pesquisa no setor produtivo mecânico; prestadoras de serviços.

Período: Manhã e tarde - 40 vagas - Mecânica - (Integrado ao Ensino Médio)

Período: Noite - 40 vagas - (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso


Química

Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei nº 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Química, numa jornada de até 30 aulas semanais (até 6 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Química, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: É o profissional que atua no planejamento, na coordenação, na operação e controle dos processos industriais e produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica de equipamentos e produtos químicos. Participa do desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

IMercado de trabalho: indústrias; empresas de comercialização e assistência técnica; laboratórios didáticos, de calibração, de análise, controle de qualidade e ambiental; entidades de certificação de produtos; tratamento de águas e de efluentes.

Período: Tarde - 40 vagas - Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Química - (Novotec integrado)

Escolher Outro Curso


Recursos Humanos

O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que detém aptidão para intermediar as relações interpessoais e éticas de uma organização. É habilitado para trabalhar na execução das rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Compromete-se com o desenvolvimento humano, administra pessoal, promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho no crescimento simultâneo, individual e do grupo. Realiza ações empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional. Propõe relações positivas propícias para o clima organizacional e responsabilidade social aos diversos públicos.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.

Mercado de trabalho: Organizações públicas, privadas, mistas e do terceiro setor ou como autônomos e consultores.

Período: Tarde - 80 vagas - Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Recursos Humanos - (Novotec integrado)

Período: Noite - 40 vagas (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso

Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a Legislação Brasileira, Normas Regulamentadoras e princípios de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Desenvolve ações educativas na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Avalia e executa diversos programas de prevenção em SST, inclusive PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Eixo Tecnológico: Segurança.

Mercado de trabalho: Empresas públicas e privadas, como indústrias, hospitais, empresas comerciais, mineradoras, de construção civil e área rural.

Período: Noite - 40 vagas - (Técnico Modular)

Escolher Outro Curso